Compreender o NBI®

O que é o NBI®, como pode ajudar na nossa vida de uma forma geral? Qual o conhecimento que nos proporciona e como usá-lo para a mudança que necessitamos? Iremos procurar responder a estas perguntas neste artigo.

O NBI® é uma ferramenta de auto-conhecimento que mostra as nossas preferências comportamentais. Através do NBI® ficamos com uma ideia clara da forma como pensamos, como nos relacionamos, como comunicamos, como fazemos escolhas e como resolvemos conflitos.

Ao compreender as nossas preferências e as dos outros, podemos ser mais eficazes na condução da nossa vida.

Compreender o NBI ® na vida em geral

A compreensão das nossas dinâmicas na relação com os outros é fundamental para compreender e resolver os conflitos. Mas é vital para uma liderança eficaz, motivadora e inovadora. E é indispensável para compreender e levar a bom porto as relações parentais.

Nestes dois campos, na liderança e na parentalidade, conhecer o nosso estilo de comunicação, como impacta os outros e que dinâmicas gera é uma ferramenta poderosa para a conquista da confiança e para a partilha de pontos de vista.

Também nas relações amorosas, o auto-conhecimento tem um papel crucial. A partilha é sem dúvida o resultado de uma boa comunicação e entendimento do outro. Isto é tudo o que o NBI® lhe proporciona quando lhe mostra as suas preferências e o conhecimento para identificar as dos outros.

Para além do NBI® geral, que dá pistas sobre todos estes campos da vida existem perfis específicos de liderança, parentalidade e relação amorosa. Estes perfis são utilizados quando está em causa uma análise específica do individuo, numa destas vertentes.

Compreender o NBI ® na procura de emprego

Este é um campo muito importante em que o NBI pode ajudar de forma objectiva e prática, Por um lado, identifica áreas profissionais e o tipo de funções ajustadas ao seu perfil, apresentado gráficos comparativos. Por outro lado, mostra quais os seus pontos fortes e aqueles em que deverá desenvolver competências.

Na busca de emprego há outros perfis que podem ser utilizados, para além do perfil NBI® geral. O perfil de competências, por exemplo, dá-lhe uma visão clara sobre quais são as suas competências mais fortes e em que campos necessita desenvolvê-las. Com este conhecimento, será mais fácil estabelecer um plano de desenvolvimento e mudança.

O perfil de “Emprego Desejado” ajudará a encontrar o perfil da função ideal para si e, dessa forma, ajudar a fazer um procura mais objectiva.

Outra função importante do NBI® neste campo é a de permitir compreender porque algumas das nossas escolhas não terão corrido tão bem.

Quais os principais benefícios de fazer o perfil NBI®?

Os benefícios de realizar um perfil NBI® são diversos mas, de uma forma geral, os principais benefícios são uma maior clareza na busca de soluções para:

  • Melhorar os seus relacionamentos interpessoais;
  • Selecionar áreas de estudo e formação;
  • Procurar emprego ou mudar de carreira;
  • Liderar e inovar nas organizações;
  • Fazer a mudança necessária;
  • Encontrar um estilo de vida e hobbies mais gratificantes;
  • Desenvolvimento pessoal.

A melhor forma de compreender o NBI, conhecer os seu benefícios e verificar os seus resultados é sem duvida fazê-lo. Para isso, a melhor forma é falar com um dos nossos practitioners certificados.

Pedido de contacto

Como fazer o perfil NBI®?

Para realizar o Perfil  NBI® é necessário responder a um questionário. O questionário compreende uma série de perguntas às quais deverá responder de forma expontânea e sincera. As respostas são dadas online. Após a análise das suas resposta será elaborado o seu perfil NBI® específico.

Em que consiste o perfil NBI® que vou receber?

O perfil NBI® consiste num relatório escrito e alguns gráficos que elaborámos a partir das suas respostas. O relatório inclui, para além das suas características específicas,  a descrição das preferências de todos os tipos de perfil, o que lhe permite compreender as diferenças entre si e os outros com quem se relaciona.   Através de uma sessão personalizada de feed back é feita a apresentação da metodologia e do seu perfil,  detalhadamente:

  • Características do seu perfil;
  • Diferenças entre perfis;
  • Pontos fortes de relacionamento;
  • Pontos de conflito;
  • Formas de comunicação eficazes;
  • Oportunidades de mudança;
  • Trabalho e carreira.

Terá a oportunidade de colocar questões e debater alguns campos de maior interesse para si.

Conheça os outros perfis NBI®.